EVE-Online, será que o jogo é realmente bom?

Eu conheci o EVE-Online há 13 anos. Comecei a jogar em um Closed Beta. Era um jogo bem beta mesmo e cheio de bugs.  O jogo foi evoluindo, aprendendo com erros e acertos e hoje possui 14 anos de estrada, e 17 expansões (todas gratuitas).  Somando uma base de aproximadamente meio milhão de jogadores.   O jogo sempre tem entre 30.000 e 80.000 jogadores simultaneamente conectados, todos em um único universo persistente,  não em instâncias como a maioria dos jogos modernos, que acabam se tornando experiências frustantes.  O multiplayer do EVE roda liso e existem combates com 2.000, 5.000 naves sendo pilotadas pelos jogadores.   Os combates são épicos e nenhum outro jogo sequer consegue chegar perto. São poucos os jogos que te prendem anos e anos…

No EVE-Online  é necessário ter paciência, querer aprender e se preparar para ficar imerso em um universo que foi criado e que está sendo constantemente modificado pelos 600 profissionais que trabalham dedicadamente em sua evolução nos escritórios da CCP.  Você fará parte da história do universo e contará contos e histórias para seus amigos no futuro. (Eu tenho várias! Algumas engraçadas e outras tensas… Mas tudo faz parte da diversão).

O jogo possui mais de 400 habilidades que podem ser treinadas pelos jogadores, cada habilidade possui 5 níveis e a combinação delas é o que permite você voar uma das mais de 300 naves disponíveis no jogo.  As naves podem ser configuradas (fittadas) com centenas e mais centenas de dispositivos, armas, drones diferentes que podem ser encontradas em um market regionalizado e complexo, escrito por especialistas em economia.

Ao entrar no jogo,  o novato é apresentado a um ambiente totalmente diferente de jogos como o Elite Dangerous ou Star Trek Online.   A maior reclamação é… “Você controla o jogo pelo Mouse?”.  Sim! O jogo é point-and-click.  A navegação no jogo é importante, mas não é a ação central na sua nave.   Você tem outros fatores de interação com a sua nave e com o ambiente que também são importantes.   A minha sugestão aos novatos é:  “Faça o tutorial até o fim e veja como o universo é único e rico!”.   O Eve-Online será um jogo que você nunca vai conseguir chegar no endgame, porque ele não existe…

Neste jogo, o importante não é você se tornar um piloto de supercapital, ou o líder de uma aliança guerreira, mas você se divertir. É um jogo de interação entre pessoas, em um ambiente sci-fi espacial,  aonde você é um cidadão de uma galáxia distante. chamado “New Eden”.  Independente da raça que você escolha,  seja Caldari, Gallente, Amarr ou Minmatar,  você desenvolverá uma afinidade pelo universo, pelos sistemas solares e pela sua raça.  Quando você passar pelo seu primeiro sistema, você vai sempre se lembrar… “Eu nasci aqui”.  Lembre-se: São mais de 7.000 sistemas solares dentro do jogo, todos navegáveis.

No jogo existe a corporação Forças Armadas (http://forca.club). a maior corporação de jogadores brasileiros, atualmente com mais de 200 jogadores ativos.  É formada por membros novatos e veteranos, que se uniram para marcar presença na Aliança  Cicle-of-Two (Com 92 corporações membros e mais de 5.100 jogadores membros e domínio sobre 61 sistemas solares), contribuem com a defesa do espaço, força militar, fazer logística e explorar os recursos disponíveis.  Acima de tudo eles são um grupo de amigos que gostam de jogar juntos e estão explorando o potencial do jogo, que foi feito para um ambiente colaborativo e construtivo.

Respondendo a minha própria pergunta no título:  Sim, o jogo não é somente bom, é uma grande e divertida experiência…

Você quer conhecer um pouco do espírito de o que é o EVE-ONLINE?  Assista o vídeo de recrutamento das Forças Armadas, eu acho que você vai entender como é o jogo…

 

 

Gostou? Se sim, clique aqui e crie sua conta.   O jogo é Free-to-Play, você pode jogar a vontade.  Existe um plano de assinatura (Omega) aonde ao você assinar, terá acesso a naves mais avançadas e novas habilidades. Você pode pagar a assinatura do jogo com o próprio dinheiro do jogo, basta você criar uma cadeia produtiva para ganhar o dinheiro suficiente para isso. É mais um desafio para o jogo, te dar o objetivo de pagar a assinatura (Que custa uns 34 reais por mês via Steam) com seu próprio “trabalho” ingame.

Outro vídeo que eu também gosto de mostrar para as pessoas que querem entender como é o jogo (O vídeo tem 5 anos, o jogo já evoluiu muito, principalmente na parte gráfica) é este abaixo:

 

EVE-ONLINE está disponível para PCs e MACs.   Se você jogar o jogo, não esqueça de vir aqui no Funzine e fazer seu comentário sobre o que achou…

 

Comentários
This Article Has 2 Comments
  1. 4FrSalmonella

    buraco de minhoca nao….. Wormholes!! rsrs

    expansoes sao a cada 2-3m agora… no mais, muito bom o artigo.

    • Louzada

      4FrSalmonella, Obrigado pelo elogio!! Eu sou daqueles que acham que o EVE vai sempre ser o melhor jogo de espaço que alguém vai jogar. Indico a experiência a todos, nem sempre é fácil convencer a princípio que o jogo é bom, devido a uma curva de aprendizagem demorada, mas justificada. Muita gente quer sentar na nave e dar pew-pew! Que ótima notícia as expansões terem ficado mais dinâmicas! Só demonstra o compromisso dos desenvolvedores perante a comunidade!! Valeu aí pelo toque!

Comments are now closed.
Inline
Inline