Starmade: Um jogo espacial multiplayer com 9 quatrilhões de galáxias, e grátis… Isso existe?

Sim! Existe!! Criado por um pequeno estúdio indie de Munich, na Alemanha chamado Schine GmbH,  O Starmade. É o seu primeiro e único jogo.  Com seu time formado por 12 pessoas, e liderado pelo fundador Robin Promesberger, tem feito um excelente trabalho na evolução do jogo.

Diferente de outros títulos indie sandbox espacial, que possuem gráficos superavançados, mas proporcionam uma experiência multiplayer que as vezes decepciona a comunidade,  Robin focou em criar um jogo que proporciona uma boa experiência multiplayer, cheio de recursos e com uma boa jogabilidade. Os gráficos foram deixados para um segundo momento, e estão avançando de acordo com o tempo. Quem acompanha o jogo desde o inicio, percebe o quanto já mudou. O desenvolvimento do jogo começou em 2010, recebendo o sinal verde para estar na Steam em Dezembro de 2014.

Starmade é um jogo estilo SandBox 3D de combate espacial, de PvP e PvE, que permite os jogadores explorarem um espaço quase infinito, criar suas próprias naves, estações espaciais e estruturas utilizando uma vasta quantidade de blocos de construção.  No espaço a gente também encontra planetas, estrelas, buracos negros, asteroides e outras anomalias espaciais.  Além de NPCs piratas e outros desafios gerados aleatoriamente no universo, que possui 9.000.000.000.000.000 de galáxias possíveis cada um contendo centenas de sistemas estelares, com seus planetas, órbitas e perigos.

Não há como deixar de comparar o Starmade com Minecraft, já que os gráficos poligonais se assemelham muito ao popular título da Microsoft.  Só que o Minecraft só possui gráficos quadrados, no Starmade os gráficos possuem outros formatos, como triângulos, retângulos, e etc. Nada impede que os gráfico evoluam para estruturas mais complexas no futuro. O próprio Minecraft, ao utilizar texturas ultrarealistas de terceiros, fica excepcional.

O jogo ainda não possui integração com a oficina da Steam, mas você pode verificar e baixar os blueprints das naves e estações no site: Starmade Docks aonde possui mais de 5.000 naves para você explorar, renderizar no jogo (No modo singleplayer criativo, ou no modo de sobrevivência multiplayer).

Falando em naves, você pode construir naves com inteligência artificial (O Sandro, colaborador frequente de nossa revista,  construiu uma nave de mineração que soltava drones, eles rastreavam um asteroide, mineravam e depois retornavam para a nave, descarregando o produto do trabalho…. Fantástico!).

Outras coisas bem legais que eu gosto no jogo:  Naves multitripuladas, a possibilidade da construção de naves gigantes,  os personagens andar dentro da nave com ela em movimento ou warp,  deslogar dentro da nave,  elevadores e hangares funcionais mesmo com a nave em movimento, canhões multijogadores, inteligência artificial,  teletransporte,  cargas que ocupam espaço físico (e não containers infinitos), a construção de naves haver a necessidade de se construir um estaleiro maior que o tamanho da nave, muitos recursos para minerar, sistema de fabricação de itens avançada e por aí vai.

O mais legal disso tudo, é que a Schine está disponibilizando o jogo gratuitamente para quem quiser jogar.  Você pode baixar na Steam o Starmade Demo, que é o jogo totalmente funcional e sem restrições. Jogar e se divertir.  Existem também uma versão paga do jogo, que é feito apenas se alguém contribuir e comprar o jogo antecipado, já que um dia (uuuum dia) ele será pago, e também ajudar a incentivar os desenvolvedores. Se você realmente gostar do jogo, não custa nada dar aquela forcinha.  A versão paga custa R$ 27,99,  e pode ser encontrada aqui: Starmade

O jogo possui, na versão paga, análise ligeiramente positiva (72%) de 1.719 avaliações.  Bem… Como eu disse… O jogo não vai agradar aqueles que procuram gráficos como o do StarCitizen ou Elite Dangerours,  mas busca um jogo que hoje, é mais evoluído como SandBox Espacial e quer brincar de construir suas próprias coisas.

Confira o Trailer do Jogo, e compartilhe este artigo com seus amigos que são fã de jogos espaciais!  Vamos aumentar a comunidade brasileira do jogo, porque vale a pena!

 

 

Confira o Roadmap do jogo e o que vem por aí pelo link: https://trello.com/b/9Kg5Jn6g/starmade-roadmap . Isso mostra transparência, compromisso e respeito aos jogadores.  Eles estão de parabéns! Deveria ser exemplo para outros estúdios por aí…

 

 

 

Comentários
Inline
Inline