MMO World Adrift se prepara para lançar acesso antecipado na Steam na próxima semana (17 de maio).

World Adrift, produzido pela produtora inglesa Bossa Studios e dirigido pelo brasileiro Henrique Olifiers, que já falamos anteriormente aqui no Funzine.  É um jogo que merece a nossa atenção, principalmente por possuir elementos que fogem do “padrão” adotado por muitos jogos multiplayer, a começar pelo seu estilo meio cartunizado.  Quando analisamos outros lançamentos indies, a maioria permitem jogos cooperativos ou servidores dedicados mantido pelos jogadores, World Adrift pensa grande e quer ser um MMO.  Isso promete um nível de diversão e interatividade gigantesca, aonde temos um potencial de ter centenas e centenas de jogadores populando e habitando um mesmo universo.  Realmente estamos precisando de novas propostas de MMOs. Obrigado! 😀

O que chama bastante atenção, está na ideia dos desenvolvedores em construir um mundo aonde os objetos são persistentes. Ou seja,  se você arrancar um pedaço do seu navio voador e jogar em uma das ilhas flutuantes, ele vai ficar lá até alguém encontrar e eventualmente “se apropriar” daquele item.    Tenho testado bastante este título, e realmente é recompensador você encontrar os destroços de uma batalha prévia de alguém e achar um motor ou um equipamento que você não possui habilidade de construir e instalar na sua embarcação.

Outra coisa bem bacana no jogo é como a física está sendo explorada e respeitada.  No jogo, seu personagem tem um gancho de alpinismo que permite se deslocar entre o relevo das ilhas.  Quanto mais prática se adquire com o gameplay, mais manobras radicais (risos), até mesmo o homem-aranha sentir inveja de você (rsss). Outra coisa bem legal, são as árvores, se você não tomar cuidado ao corta-las, ele pode cair na sua cabeça, te dar dano ou até mesmo te matar.

Como começa o jogo? O seu personagem começa em uma ilha aleatória do mapa, e você tem que explorar utilizando um equipamento (que já vem com o personagem) de escaneamento.  Você pode escanear pedras, árvores, artefatos e cada coisa nova que você descobre te dá pontos de experiência, que são utilizados para desbloquear “conhecimento”.  Há uma árvore de crafting bem básica quando você desbloqueia um conhecimento específico (Fabricação de navios é o primeiro), Asas, Canhões, Motores…  Você consegue melhorar e construir coisas melhores explorando o mundo e encontrando blueprints de aprendizagem, e no melhor estilo “MATRIX”, você aprende a construir aquele determinado item.

No próximo dia 17 de Maio, o jogo finalmente entrará em Beta, saindo do Closed Beta e entrando em acesso antecipado na Steam, o que promete trazer mais interessados no jogo e mostra um grande amadurecimento do projeto.

Confira abaixo o novo trailer do jogo e entenda um pouco das mecânicas e do que faz o jogo diferente de outros jogos:

 

 

O jogo ainda tem muito que evoluir, e felizmente possui uma equipe bem motivada e competente, mas como jogador,  eu ainda sinto falta da possibilidade de você montar bases (housing system), maior fauna,  uma tecnologia vortex para permitir que você molde o mundo (Abra buracos no chão!),  tipo como o Empyrion: Galactic Survival (Que também utiliza a mesma engine do jogo, o Unity), faz.  Eu acredito que veremos todos estes elementos serem inseridos com o tempo.  Eu tenho me divertido com o título, e aguardo ansioso as novidades criadas pelo time da Bossa Studios.

O jogo pode ser encontrado na Steam pela URL: https://store.steampowered.com/app/322780/  e está custando R$ 63,99.   Até agora, desde o lançamento na Steam no início de setembro, ele não entrou em nenhuma promoção, mantendo este preço estável até então.

Como o jogo esta em Closed Beta, o número de jogadores simultâneos ainda está em crescimento.  Com média de 134 jogadores simultâneos este mês, ele atingiu o seu pico de 1.484 jogadores simultâneos.  Durante a escrita deste artigo, haviam 194 jogadores online no jogo.

O jogo possui 1.120 análises na Steam, totalizando 71% de positivas. Classificando o jogo em “Muito Positivo”.

Você gostou do jogo? Coloque sua opinião aqui nos comentários.

Comentários