Planets Explorers fica grátis na Steam! Saiba o motivo.

Planet Explorers

Desenvolver um jogo não é fácil, principalmente para empresas indie, aonde a equipe é reduzida e os recursos financeiros bem limitados, muitos desenvolvedores optam em lançar o seu jogo em acesso antecipado na Steam. Entregando, muito das vezes, uma versão alpha e desenvolvendo junto com a comunidade que se forma ao redor do título.

Algumas “empresas” até conseguem entregar bons jogos, que resultam em títulos muito bons e marcantes, como o ARK, Empyrion: Galactical Survival, Astroneer, e quem “investe” no jogo em estágio inicial, normalmente adquire o jogo com um precinho mais camarada.

O jogo pode evoluir e entregar uma versão final fantástica, ou ser abandonado no meio… É sempre uma grande aposta.

Infelizmente nem tudo são flores. No último mês, o desenvolvimento do jogo World Adrift, desenvolvido pela Bossa Studios foi encerrado e seus servidores multiplayer fechados. Em compensação, a empresa deu dois de seus títulos para os compradores do jogo. É claro, que frustou a comunidade, mas é um risco em qualquer jogo de desenvolvimento.

Hoje, a Pathea Games, que desenvolveu o Planets Explorers, começou a disponibilizar seu jogo de graça na Steam, devido a um problema no desenvolvimento que corrompeu o NetCode e apagou os arquivos no servidor, deixando o multiplayer do jogo inútil e tirando uma das coisas mais bacanas do jogo, que é a possibilidade de jogar com outras pessoas. Confira abaixo a publicação informando o ocorrido:

Caros jogadores PE, Como você já deve saber, se você ainda está jogando PE, nosso servidor de lobby teve um problema em que toda a base de código foi excluída do servidor. Depois de tentar corrigi-lo no último mês, chegamos à infeliz conclusão de que é uma causa perdida, a menos que reescrevamos completamente o código do zero.

Usamos um software chamado U-link para PE, e esse software agora está extinto. Mesmo se tivéssemos o código U-link original, ainda não temos as configurações e o código adicional que escrevemos em 2013. Sob as circunstâncias, simplesmente não temos recursos para reescrever o código multiplayer para PE. Nós realmente sentimos muito por isso. Sem o multiplayer, o Planet Explorers não será o pacote completo que imaginamos originalmente. Assim, a partir da próxima semana, disponibilizaremos o jogo de graça. Também tentaremos disponibilizar o código do jogo on-line (ainda estamos analisando a parte como). No futuro, faremos um PE2. Será muito melhor que o original, pois amadurecemos como estúdio. Nós provavelmente começaremos esse projeto no ano que vem. Colocaremos o alfa desse jogo em um ramo do Planet Explorer gratuitamente para você jogar quando chegar a hora. Obrigado a todos por nos apoiarem todo esse tempo.

Equipe do Planet Explorers

Se você quiser testar o jogo, que só está singleplayer, pode baixa-lo da Steam pelo link abaixo:

Comentários