ATLAS, o jogo de piratas da mesma produtora do ARK finalmente foi lançado, mas…

Uma das coisas que mais me impressionou no ARK em seu período de acesso antecipado foi a frequência de atualizações.  No início até a equipe fazia um videozinho superproduzido com as novidades dos patchs.  Era tanta dedicação ao projeto que se você saísse do computador para beber água e voltasse, já tinha um novo update na fila da Steam de 1GB só do ARK.  🙂

Depois que o jogo entrou em beta, a frequência de updates diminuiu, mas o jogo continuou evoluindo.   É sim, um dos melhores jogos de sobrevivência do mercado, e um dos jogos mais jogados da STEAM.

Seus produtores resolveram expandir os horizontes e lançaram o ATLAS, é um jogo sobrevivência em um mundo pirata, com direito a batalhas navais, dragões e desafios mitológicos.   O jogo claramente é o ARK com uma nova roupagem, atualmente parece mais uma DLC Paga, que propriamente um jogo novo.  Acredito que com a evolução do ATLAS, cada vez mais ele se distanciar do seu “Pai” e se tornará um jogo completamente novo e com personalidade própria.

 

A grande diferença, e que chama a atenção, é que diferente do ARK, aonde você tem dezenas de servidores oficiais, e cada servidor é o mesmo mapa, exatamente igual ao outro. No ATLAS todos os servidores são linkados, formando um grande servidor com um mapa único. Quando você está navegando, e chega na “borda” de um servidor, automaticamente seu personagem e tudo mais troca de servidor sem que você perceba.  Isso permite que aproximadamente até 40 mil pessoas consigam estar no mesmo “universo” simultaneamente, e torna o mapa do jogo pelo menos 1200 vezes maior que o mapa do ARK, que já tinha um tamanho considerável.   O mapa é tão gigantesco que navegar de uma ilha para outra pode levar até 45 minutos ou mais.  Eu gostei muito da dinâmica dos oceanos, não é aquele mar de tranquilidade do ARK, tem ondas gigantescas. Só espero que eles coloquem alguma dinâmica de dificuldade na navegação para aproveitar tormentas ou tempestades.

 

A técnica de linkar vários servidores através da técnica chamada de clustering,  é o grande atrativo do jogo, isso permite uma infinidade de possibilidades e um gameplay bem desafiador para as guildas que se formarão e lutarão para conquistar ilhas e desbravar os mares.  No ARK já havia este link de servidores, mas o processo não era tão simples, você consegue transportar personagens e itens entre os servidores, mas o processo requer alguns passos.  No ATLAS é simplesmente transparente.

 

Outro jogo também utilizou a mesma técnica para transformar seu jogo multiplayer em MMO foi o Life is Feudal.  Com um mundo bem grande (Não tanto quanto o do ATLAS), você também tem a disposição um mundo gigante com dezenas de milhares de jogadores simultâneos.

 

ATLAS lançou em Acesso Antecipado na Steam no último dia 22. Com alguns atrasos, problemas de conexão e bizarrices.  Falta de um período de alpha test e teste de stress do servidor.  Embora a equipe tenha trabalhado durante todo o dia após o lançamento para que as pessoas pudessem jogar,  mais de 60 mil pessoas não conseguiam sair do Lobby do jogo.   Isso fez com que o título ganhasse milhares de notas negativas na Steam, levando o jogo a ter 81% das quase 6.000 avaliações da Steam negativas.

 

Quem aposta em jogo Indie em acesso antecipado tem que ter paciência. O jogo vai ficar bom, mas vai levar ainda alguns meses para tudo ficar conforme o que esperamos.   ATLAS promete ser um dos maiores títulos da Steam.  Os desenvolvedores são competentes e o estúdio tem um ótimo histórico de resultados.  Vamos aguardar.

 

Confira o Trailer do jogo abaixo:

 

 

Comentários